15 de out. de 2010

Série UFPA Ensino (Post 5)

EDUCAÇÕES & POLÍTICAS

Neste post, você confere programas que abordam diferentes aspectos da dimensão política da educação. Primeiro você confere a Educação como questão de Política Pública, que deve atender as reais demandas da sociedade. Em seguida, você acompanha a realidade da difusão do processo educativo por meio tecnologias de Educação a Distância, cada vez mais importantes no contexto territorial de uma região continental como a Amazônia. E, por fim, você poderá perceber a educação como uma atitude política que não se restringe aos muros de uma escola. 

Mais programas sobre Educação no Acervo Radiofônico da Rádio Web UFPA


POLÍTICAS PÚBLICAS EM EDUCAÇÃO
No dia 26 de agosto de 2009, o tema do UFPA Ensino foi Políticas Públicas em Educação. E para tratar deste tema, Otacílio Amaral Filho recebeu nos estúdios da Rádio Web a Profa. Dra. Olgaìses Cabral Maués, coordenadora do Grupo de Pesquisa Educação, Política e Sociedade, e a Profa. Dra. Arlete Maria Monte de Camargo, coordenadora do Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Educação Superior da UFPA. No programa, as convidadas discutiram sobre a história da atuação do Estado na educação brasileira e amazônica, a importância da participação social e alguns exemplos de políticas públicas implementadas atualmente. Clique AQUI para baixar o programa.

EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA
Educação a Distância foi o tema do UFPA Ensino do dia 10 de junho de 2009. E para tratar deste tema, Otacílio Amaral Filho recebeu nos estúdios da Rádio Web a Profa. MSc. Selma Leite, Coordenadora da Assessoria de Educação a Distância da UFPA, o Prof. Dr. José Miguel Veloso, vice-coordenador paraense do Programa Universidade Aberta do Brasil, e Aminadab Pereira Lima, estudante de Licenciatura em Matemática, modalidade a distância, do polo de Bujaru. No programa, os convidados discutiram sobre as especificidades do aluno e do professor no modelo de educação a distância, as potencialidades democráticas desse tipo de ensino e o desafio de superar as dificuldades tecnológicas ainda marcantes na região amazônica. Para ouvir o programa, clique AQUI.

EDUCAÇÃO FORA DA ESCOLA
No dia 9 de setembro de 2009, o UFPA Ensino discutiu o tema Educação fora da Escola. E para tratar deste tema, Otacílio Amaral Filho recebeu nos estúdios da Rádio Web a Profa. Dra. Ivanilde Apoluceno, coordenadora do Núcleo de Educação Popular Paulo Freire da Universidade do Estado do Pará, e Ilma Bittencourt, diretora do Centro de Comunicação e Educação Popular, o CEPEPO. No programa, as convidadas discutiram sobre a concepção de educação popular, atividades educativas informais e experiências, em Belém, de projetos que trabalham com educação em ambientes não escolares. Para baixar o programa, clique AQUI.

Encontre os conteúdos que você busca no nosso Acervo Radiofônico, a partir de palavras-chave do seu interesse.

2 comentários:

  1. Agrademos pelo carinho e pela parceria da rádio web. Estamos a segui-los e dispostos a compartilhar conteúdos.

    Abraços

    Anderson Castro
    Coordenador Geral do DCE UFPA

    ResponderExcluir
  2. Pessoal do blog, cadê os outros programas da série do mês de dezembro e novembro?
    quero ouvir falar sobre os outros cursos

    ResponderExcluir