Ao todo, são 24 programas de quinze minutos, sobre temas ligados à ciência e ao conteúdo das disciplinas escolares, da alfabetização ao sétimo ano. O Ciclo da Borracha, Formas Geométricas, Sistema Solar, Rios da Amazônia e Nova Ortografia são alguns deles. As temáticas são apresentadas em conversas muito divertidas entre os dois apresentadores: a jornalista Joice Santos e o indiozinho Baquara (nome em Tupi-Guarani que significa esperto, sabido), personagem interpretado pelo ator Felipe Cortez.
A produção do “Eureka!” contou com a participação direta de 30 pessoas, entre estudantes e profissionais de comunicação, crianças e idosas da comunidade, sob a coordenação da jornalista e professora da Faculdade de Comunicação da Universidade Federal do Pará, Luciana Miranda. “Aliar a pesquisa científica ao conteúdo das disciplinas de diferentes séries escolares, de forma lúdica, é um dos principais objetivos do “Eureka!”. As crianças aprendem que a ciência é construída com curiosidade, observação e reflexão”, enfatiza a professora.
E aqui no Blog da Rádio Web UFPA, você acompanha posts exclusivos sobre esta importante iniciativa de divulgação científica e de combate ao analfabetismo científico voltada para as crianças.
BAQUARA, personagem que apresenta o "Eureka!" ao lado da jornalista Jóice Santos. Em Tupi-Guarani, BAQUARA quer dizer "aquele que sabe das coisas".